O que é certo e o que é errado?

Moral, imoral, amoral – Por Osho

“Por isso, se me perguntarem o que está certo, o que está errado, eu direi: tudo o que vocês fizerem conscientemente está certo; qualquer coisa que façam inconscientemente está errada.

“A intolerância é um dos maiores problemas da humanidade e a origem de inúmeros conflitos. O contato entre nações que possuem diferentes conceitos morais e visões do que é certo e errado gera ódio e preconceito. Por isso, precisamos cada vez mais de valores universais que possam ser aplicados a todos. Só através deles é possível criar paz e unir a humanidade deixando de lado as divisões de religiões, nações e raça.”

“Não defendo que se cultive a moralidade, mas que as pessoas se tornem mais conscientes, de modo que sejam morais. Esta moralidade terá um sabor totalmente diferente. Será espontânea, não será pré-fabricada.”

“Suas ações não me dizem respeito; sua consciência sim. Se a sua consciência permite a você fazer alguma coisa, tudo bem – faça. Não fique preocupado com nenhuma escritura sagrada, com nenhum profeta. E se a sua consciência não permite a você fazer algo, então não faça. Mesmo que Deus diga “Faça-o!”, não importa – você não pode fazê-lo.”

“Você só pode encontrar a verdade quando está absolutamente despido; quando se livrou de todas as suas roupas, de todas as filosofias, todas as teologias, todas as religiões; quando se despojou de tudo o que foi dado a você; quando chega de mãos vazias, não conhecendo nenhum caminho.

“Quando chega com conhecimento, já chega corrompido. Quando chega com inocência, sabendo que não sabe, então as portas estão abertas – então conseguirá saber. Somente aquela pessoa que não tem conhecimento é capaz de saber.”

 

– Osho.

 

Quer ler algo que te traga alívio para ombros cansados, que te liberte a alma da escravidão? Leia Moral Imoral Amoral

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *